Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba

Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba foto

A Fazenda de Mexilhões em Caraguatatuba está localizada na praia da Cocanha, e é considerada a maior do Estado de São Paulo, produzindo anualmente cerca de oito mil toneladas de mexilhões.

É uma cultura ecologicamente correta, pois promove o repovoamento do ambiente marinho, protegendo o bioma da região. A cultura também impede que os mexilhões sejam retirados das paredes de costões, onde devem estar para um bom equilíbrio ecológico.

A maricultura é feita utilizando redes lançadas ao mar que ficam submersas e presas a boias. Nestas redes são colocadas as “sementes”, e depois de aproximadamente oito meses os mexilhões estarão no tamanho ideal para comercialização e consumo. Os mexilhões são amplamente utilizados na culinária em risotos, paejas, pratos de massas com frutos do mar e muitos outros.

Na praia da Cocanha existe um rancho de pescadores, e em contato com eles você pode agendar um passeio para conhecer de perto o cultivo desses mariscos, os próprios pescadores servem de guia para mostrar e explicar como funcionam os criadouros.

 

Saiba mais

Conheça a Praia da Cocanha, veja fotos, dicas e como chegar visitando a página desta praia no Guia Turístico Naturam de Caraguatatuba:

naturam.com.br/caraguatatuba/fazenda-de-mexilhoes

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here